Então, eu li #28 - FIRMIN - Sam Savage

Título: Firmin
Autor: Sam Savage
Editora: Editora Planeta
Gênero: Romance 
Avaliação: Bom! 
Páginas:  248 páginas
Estrelas: 4 estrelas

Oi, gente!
Tudo bom com vocês?

Meus dias estão bem corridos nesse mês de fevereiro, mas consegui tirar um tempinho para poder vir aqui e contar um pouco de uma das minhas últimas leituras: o livro Firmin do autor Sam Savage. Conheci-o em um vídeo da vlogueira Patrícia Pirota (Ainda menina má). Fiquei muito curioso. Achei ele por 10 reais em uma feira de livros. COMPREI NA HORA! Rsrs.

Vamos a ele então?!
Sobre o livro - Nascido no porão de uma livraria na cidade de Boston nos anos 1960, Firmin aprende a ler devorando as páginas de um livro. Mas um rato culto é um rato solitário. Marginalizado por sua família, busca a amizade de seu herói, o livreiro, e de um escritor fracassado. À medida que Firmin aperfeiçoa uma fome insaciável pelos livros, sua emoção e seus medos se tornam humanos. Original, brilhante e cheio de alegorias, Firmin esbanja humor e tristeza, encanto e saudade de um mundo que entende o poder redentor da literatura, um mundo que se desvanece deixando para trás um rato com uma alma criativa, uma amizade excepcional e uma livraria bagunçada.

Meu olhar sobre o livro - É difícil achar palavras para descrever esse livro. Riqueza extrema! Ele consegue te cativar já nas primeiras páginas. E você, como Firmin, literalmente devora esse livro!

Firmin, que ratinho mais genial. Muitos momentos da história você não consegue vê-lo mais como um animal insignificante, mas como um ser humano cheio de valores e conflitos. Ao narrar sua própria história, o ratinho magrelo esbanja sentimentos, conflitos e aflições.

O enredo é sensacional. Te envolve muito. É narrado pelo personagem principal, Firmin (coisa que gosto muito!). Os outros personagens introduzidos ao longo da história são muito bons também. As locações: a biblioteca, o porão, o cinema... tudo muito bom!

Esse é um daqueles livros que você tem vontade de ler novamente, pois sabe que encontrará novos aspectos em uma nova leitura! Eu indico essa leitura... essa releitura.... essa re-releitura! Rsrs...

As primeiras palavras do livro: "Sempre imaginei que a história de minha vida, deveria ter uma primeira linha espetacular: alguma coisa lírica como 'Lolita, luz da minha vida, fogo de minhas entranhas'; ou, se não conseguisse fazer algo lírico, alguma coisa dramática como 'Todas as famílias felizes se parecem, mas cada família infeliz é infeliz à sua maneira', de Tolstoi... Quando se pensa em aberturas, porém, a melhor de todas, para mim, é o começo de 'O Bom Soldado', deFord Madox Ford: 'Esta é a história mais triste que já ouvi'."

Para quem não sabe, eu leio escutando uma trilha quase sempre. Para essa obra, eu escolhi escutar Sur Le Fil, música, como o livro, envolvente.

Segue ela aqui:


Espero que gostem dessa indicação!
Eu simplesmente adorei essa obra!
Abração e até mais, galera!

2 comentários :

  1. Também adoro quando o protagonista narra a história, dessa forma nos envolvemos mais. Achei super interessante essa abordagem do ratinho, deve ser maravilhoso mesmo o livro!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a indicação ainda não conhecia esse livro! Parece ser uma ótima história, fiquei muito entusiasmada em adquirir e fazer a leitura depois de sua resenha. Achei a ideia de ter um rato como protagonista muito original...

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS