Resenha: Contos de Imaginação e Mistério - Edgar Allan Poe

"Eu estava esgotado - mortalmente esgotado por aquela longa agonia; [...]"

Edgar Allan Poe - o mestre do mistério e do terror! Autor norte-americano, nascido em Boston, 1809; se destacou como poeta, editor, crítico literário e principalmente contista, chegando a ser conciderado um dos pais do gênero.

Conheci este autor durante o período em que eu cursava minha graduação (Letras), através de um amigo e, posteriormente, na matéria de Literatura Inglesa e Norte-Americana.

Simplesmente, fiquei fascinado por seus contos, seu modo de escrever, suas temáticas, enfim, Poe me cativou. A partir daí, procurei algum livro que constasse a obra completa dele para comprar, mas não achei. Até me deparar com essa versão que ilustro aqui ao lado. Não, ela não é a obra completa, mas é simplesmente perfeita.

        Estava eu na Livraria Saraiva no Rio comprando alguns livros e veio a mente procurar algo do Poe por lá; foi-me apresentado esta belezura; não pensei duas vezes, comprei! Essa edição é LINDA! Trabalho magnífico da Editora Tordesilhas. Tem uma página otima (grossa), e diagramação estupenda. É em hardcover (capa-dura) com essa imagem da postagem por cima em forma de Jacket ("luva do livro"). A capa dele mesmo é totalmente preta, constando apenas o nome do livro e do autor. Só que tem um outro ponto: essa edição, desde a Jacket à ultima página, é ilustrada por Harry Clarke que tem um trabalho muito bonito e se consagrou após ilustrar este livro (gente, é uma imagem mais linda que a outra).

       Falando do conteúdo do livro: Estão presentes nessa edição 22 contos de Poe, cada um ilustrado por Harry Clarke; e também um prefácio sobre o contista por nada menos que Charles Baudelaire.
      
        O Coração Denunciador, Os Assassinatos da rua Morgue, O Gato Preto, Morela, A Máscara da Morte Vermelha, O Poço e o Pêndulo são alguns dos títulos que compõem esta linda obra. Cada conto é único, cada um tem o seu climax, seu momento, sua AGONIA. Grafei a palavra agonia em caixa alta, pois foi isso o que senti em toda a leitura do livro, todos os contos deixam o leitor com um misto de sentimentos, mas principalmente com agonia.

        Apenas um desabafo: Poe, o homem que amava caixões! (Não falarei mais nada para não soltar nenhum spoiler).
       De todos os contos, meu preferido é "O Poço e o Pêndulo", por alguns motivos: claro que, primeiramente, por ele ser muuuito bom, narrativa envolvente, conflito aguniante, um climax perfeito, enfim, um grande conto;  depois, por ele ter sido meu primeiro contato com a literatura de Poe.

       Trago aqui ao lado a representação do conto nas mãos do ilustrador Harry Clarke. Cheguei a comentar com uma amiga, a qual cursa Artes Visuais, que essa ilustrações me pareceram xilogravuras.

      Você, que nunca leu Poe, DEVE ler! É uma literatura "animal", devastadora e apaixonante ao mesmo tempo! E quer uma dica, compra essa versão. É um dos meus livros favoritos na estante.

       Espero que com essa resenha, desperte em você aquela leve curiosidade de saber o que há nessas histórias!

Mauricio S. Brillinger

1 comentários :

  1. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=578085805597027&set=a.439232469482362.99698.392953460776930&type=1&theater

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS