Hamlet - William Shakespeare


"Ser ou não ser... Eis a questão. Que é mais nobre para a alma: suportar os dardos e arremessos do fado sempre adverso ou armar-se contra um mar de desventuras e dar-lhes fim tentando  resistir-lhes?"

       Bom, finalizei, hoje, mais uma das grandes leituras que devo fazer ao longo da minha vida - Hamlet de William Shakespeare.  Falo que "devo" fazer, pois não há como um leitor não ter contato com os grandes clássicos da literatura mundial e Shakespeare dispensa comentários em relação a sua importância no cenário literário.

       Sinopse do livro: "Cláudio sobe ao trono da Dinamarca, por ocasião da morte do rei que era seu irmão, e se casa com Gertrudes, a rainha viúva. Hamlet, o jovem príncipe, mergulha em profunda depressão. Uma noite, o espectro do pai aparece diante do rapaz para revelar que Cláudio o matou para assumir a coroa e exige vingança. Hamlet passa então a fingir que está louco para que o tio não desconfie de suas verdadeiras intenções."

      Sobre a história - eu já havia lido outro livro de Shakespeare (Rei Lear) e foi totalmente diferente com a história de Hamlet. Tanto em Rei Lear, quando em Hamlet, há uma dezena de personagens, entretanto, pareceu-me que em Hamlet eles ficaram mais despojados na história, sendo assim, mais fácil de entendimento, (deixo aqui minha ressalva de que NÃO estou questionando ou criticando a escrita de Shakespeare... quem seria eu para fazer isso?! rsrs.). A trama de Hamlet é, simplesmente, avassaladora, não dá vontade de parar a leitura em momento algum.

     Quando à edição do livro - eu tenho essa aqui (foto abaixo).

       Essa é uma edição de bolso, produzida pela Editora Nova Fronteira juntamente à Saraiva. Texto Integral com a tradução de Carlos Alberto Nunes. Eu gostei muito dessa edição, capa bem legal, texto bem "distribuído" ( letras pequenas, como toda edição de bolso, tudo ok!). A única coisa que faltou foi umas "orelhas" no livro, mas isso é um gosto meu. Não sou muito fã de livros sem orelhas.

        Se você nunca leu nada de Shakespeare, terá um pouco de dificuldade, pois não é uma linguagem habitual. Ela é muito culta, rsrs! Nada que seja impossível, deixo claro aqui. Aliás, é bom ler livros do tipo para melhorar seu vocabulário com palavras novas! ;)

        Espero ter sido claro e conciso. Não quero, aqui, dar spoilers do livro, entretanto não quero deixar passar nada daquilo que deve ser dito. EU RECOMENDO muito essa leitura!

         (Ah, na resenha anterior, eu havia dito que a próxima seria a do livro "Cartas do diabo a seu aprendiz. Não a fiz ainda, porque acabei devorando Hamlet antes de terminar esse, rsrs.)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS